Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58534

Compartilhe esta página

Título: A “Imposição Prévia” no Estado de Coisas Inconstitucional Ambiental: inobservância institucional do Direito à Consulta Prévia, Livre e Informada
Autor(es): SILVA, Laura Gabriella Muniz da
Palavras-chave: Consulta Prévia; Convenção 169 da OIT; Estado de Coisas Inconstitucional Ambiental
Data do documento: 2-Ago-2024
Citação: SILVA, Laura Gabriella Muniz. A “Imposição Prévia” no Estado de Coisas Inconstitucional Ambiental: inobservância institucional do Direito à Consulta Prévia, Livre e Informada. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Direito) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2024.
Abstract: A trajetória política brasileira é marcada, majoritariamente, por fortes negligências com a salvaguarda do meio ambiente. Nas últimas décadas, o país tem sofrido as consequências desse histórico, vivenciando o aumento nos casos de desastres naturais de grandes proporções. Nesse contexto, o Supremo Tribunal Federal foi repetidamente provocado para se manifestar sobre a existência (ou não) de um Estado de Coisas Inconstitucional Ambiental (ECI) no Brasil. A presente pesquisa tem como objetivo principal investigar se, realmente, é possível falar em ECI em matéria ambiental no Brasil e, especialmente, caso confirmado, qual a sua relação com o descumprimento institucionalizado do direito à Consulta Prévia, Livre e Informada (CPLI) no país. Para isso, realizou-se uma análise qualitativa de natureza exploratória, investigando fontes documentais e bibliográficas. Na metodologia, o olhar teórico do neoinstitucionalismo foi utilizado como importante ferramenta para estudar a manifestação real da CPLI no Brasil, interpretada como instituição formal do direito brasileiro. Como resultado, pode-se constatar, primeiramente, que a Consulta Prévia concorre com arranjos institucionais de “Imposição Prévia” e, em decorrência dessa relação institucional, se manifesta de modo fraco institucionalmente. Ademais, apurou-se que, de fato, o Brasil vive um Estado de Coisas Inconstitucional Ambiental e o descumprimento reiterado da CPLI contribui direta e indiretamente para essa realidade inconstitucional.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/58534
Aparece nas coleções:(CCJ) - TCC - Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Laura Gabriella Muniz da Silva.pdf498,81 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons